top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
Foto do escritorVanio Coelho

O pai esquece 

Ao entrar no teu quarto e te vendo tão lindo, tão frágil, tão dependente, todo encolhido, senti uma dor lacerante no coração por tanto te exigir, cobrar, tolher, não grita, não corra, faça-não-faça... Perdoa, filho, o pai esquece. Então te passo estas anotações, para que, quando fores adulto, compreendas o que queria te ensinar mas nunca era o momento. Agora que dormes e quando já aprendi que sentimento só é positivo se partilhado, recebe estes registros de pai vivido para nunca ninguém te dizer que, de pai, não tivestes ensinamento.


Aprecia o tempo de tua juventude, mas não te preocupes, pois só entenderás o Poder e a Beleza dessa fase quando ela já tiver ido com o vento.


Não te preocupes com o futuro. Ou preocupa-te, mas saibas que os verdadeiros problemas serão aqueles que nunca passaram por tua cabecinha, do tipo que te pegará desprevenido às 6 horas da tarde de uma sexta feira cheia de promessas.


Enfrenta os teus medos, um a cada dia. Não sejas descuidado com o coração dos outros, mas não toleres pessoas que sejam impacientes com o teu. Não perca tempo com inveja: às vezes estarás na parte de cima da roda gigante, às vezes estarás na parte mais baixa. É longa a jornada. E, lá no fim, vais encontrar a ti mesmo.


Lembra-te dos elogios que recebes e esquece os insultos. E se conseguires, me conta como. Não te sintas culpado se não souberes o que queres da vida. As pessoas mais interessantes que conheço não sabiam, aos 22 anos, o que elas queriam fazer na vida. E algumas delas, sempre as mais interessantes, ainda não sabem, aos 40!


Talvez te cases, talvez não. Talvez me dês netos, talvez não. Talvez te divorcies aos 40, mas talvez dances a lambada em tuas bodas de 75 anos de casamento. Não te engrandeças demais nem te repreendas em demasia. Qualquer escolha tem 50% de chance.


Aproxima-te de teus pais. Nunca saberás quando eles se irão. Seja gentil com teus irmãos. Eles são os melhores elos com teu passado e provavelmente os que te suportarão no futuro.


Compreendas que amigos vêm e vão. Exceto por alguns, que deves segurar.


More em São Paulo pelo menos uma vez na vida, mas parta antes que ela te endureça. More numa cidade praiana pelo menos uma vez na vida, mas te muda antes que ela te amoleça. E quando fores assaltado pela clara percepção de como nós vivemos não é como gostaríamos de viver, e constatamos com alguma angústia que as duas coisas não coincidem, então serás um homem crescido, meu filho.


(Texto calcado num lindo e falso discurso de MARY SCHMICH a uma hipotética turma de formandos, mundialmente pirateado com o nome de “Every body’s free”, também falsamente atribuído a Kurt Vonnegut. Se os outros podem, porque não este seu humilde criado?).


Eis a íntegra de Use Filtro Solar:


Desfrute do poder e da beleza de sua juventude. Ah, esqueça! Você só vai compreender o poder e a beleza de sua juventude quando já tiverem desaparecido. Mas, acredite em mim. Dentro de 20 anos, você olhará suas fotos e compreenderá, de um jeito que não pode compreender agora, quantas oportunidades se abriram para você e o quanto você era realmente fabuloso. Você não é tão gordo quanto você imagina.

Não se preocupe com o futuro! Ou se preocupe, se quiser, sabendo que a preocupação é tão eficaz quanto tentar resolver uma equação de álgebra mascando chiclete. É quase certo que os problemas que realmente têm importância em sua vida são aqueles que nunca passaram por sua mente, como os que tomam conta de você às quatro da tarde em uma terça-feira ociosa.

Todos os dias faça alguma coisa que te assusta.

Cante. Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável. E não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você.

Use fio dental. Não perca tempo com a inveja. Algumas vezes você ganha, algumas vezes perde. A corrida é longa e, no final, tem que contar só com você.

Lembre-se dos elogios que recebe e esqueça os insultos. Se conseguir fazer isso, diga-me como.

Guarde suas cartas de amor e jogue fora seus extratos bancários antigos.

Estique-se. Não sinta culpa se não sabe muito bem o que quer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma idéia do que fariam na vida. Algumas das pessoas interessantes de 40 anos que conheço ainda não sabem.

Tome bastante cálcio e seja gentil com seus joelhos. Você sentirá falta deles quando não funcionarem mais.

Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance uma valsinha quando fizer 75 anos de casamento. O que quer que faça, não se orgulhe nem se critique demais. Todas as suas escolhas têm 50% de chance de dar certo. Como as escolhas de todos os demais.

Curta seu corpo da maneira que puder. Não tenha medo dele ou do que as outras pessoas pensem dele. Ele é seu maior instrumento.

Dance. Mesmo que o único lugar que você tenha para dançar seja sua sala de estar.

Leia todas as instruções. Mesmo que você não as siga.

Não leia revistas de beleza. A única coisa que elas fazem é mostrar você como uma pessoa feia.

Saiba entender seus pais. Você nunca sabe a falta que vai sentir deles.

Seja agradável com seus irmãos. Eles são seu melhor vínculo com seu passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca deixarão você na mão.

Entenda que amigos vão e vêm, mas que há um punhado deles preciosos, que você tem que guardar com carinho.

Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos e da vida, porque quanto mais você envelhece mais precisa das pessoas que conheceram você na juventude.

More em Nova York, mas mude-se antes que a cidade transforme você em uma pessoa dura. More no Norte da Califórnia, mas mude-se antes de tornar-se uma pessoa muito mole. Viaje.

Aceite certas verdades eternas: Os preços sempre vão subir; Os políticos são todos mulherengos; e Você também vai envelhecer.

E, quando envelhecer, vai fantasiar que, quando você era jovem: Os preços eram acessíveis; Os políticos eram nobres de alma; E as crianças respeitavam os mais velhos.

Respeite as pessoas mais velhas. Não espere apoio de ninguém. Talvez você tenha uma aposentadoria, talvez tenha um cônjuge rico, mas você nunca sabe quando um ou outro pode desaparecer.

Não mexa muito com seu cabelo, senão quando tiver quarenta anos, vai ficar com a aparência de oitenta e cinco.

Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos, mas seja paciente com elas. Conselho é uma forma de nostalgia. Dar conselho é uma forma de resgatar o passado da lata de lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e reciclá-lo por um preço maior do que realmente vale.

Mas, acredite em mim sobre o protetor solar.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

Comments


bottom of page